21 julho, 2017 2:00 pm | Publicado por

Logo Copobras0000

O EPS/XPS, mais conhecido como Isopor, não é prejudicial ao meio ambiente quando descartado de forma correta e pode ter vida longa depois de ser embalagem. O material é 100% reciclável e pode ser transformado em diversos outros produtos, como rodapés, por exemplo.

A forma correta é separar o material limpo (não precisa lavar, basta limpar com guardanapo) e depositar no Ponto de Entrega Voluntário – PEV, como o instalado em frente à Copobras III.

Seguindo a sua premissa de manter a máxima redução dos impactos ambientais, a Copobras também desenvolve um projeto de logística reversa com a BRF Brasil. Todo o volume de estojo porta ovos fornecidos às unidades da BRF de todo o país é recolhido, destinado para a reciclagem e transformado em rodapés  e diversos outros produtos. Esse projeto é viabilizado por meio de parcerias com cooperativas e empresas de reciclagem de São Ludgero e a Santa Luzia Molduras.

O processo de reciclagem do EPS/XPS é simples. Após a ser coletado, o material é depositado em uma máquina de compactação para ser reprocessado. O equipamento retira todo os gás presente na composição do produto, reduzindo significativamente o seu volume, e o compacta.

Esse material passa ainda por mais um processo de reciclagem. O poliestireno é triturado, derretido, granulado e volta a ser matéria-prima para a confecção de novos produtos.

O projeto de Logística Reversa da Copobras é desenvolvido desde o fim de 2016 e aproximadamente 1.000 kg de porta ovos são recolhidos mensalmente. As coletas são realizadas em cinco unidades da BRF e esse número será ampliado para 10 até o fim deste ano.

Clique aqui e confira o vídeo do projeto.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>